Em que cremos

Introdução

Somos uma Igreja Batista. Os Batistas se identificam pela defesa destes princípios:

  1. A Bíblia como única regra de fé e conduta;
  2. A igreja como sendo uma comunidade local e autônoma, formada de pessoas regeneradas e batizadas;
  3. A separação entre Igreja e Estado;
  4. A absoluta liberdade de consciência;
  5. A responsabilidade individual diante de Deus;
  6. A autenticidade e a apostolicidade das Igrejas.

Os Batistas realizam, também, uma obra geral de missões, evangelização, educação, ação social e beneficência por meio de Associações e Convenções. Elas não têm autoridade sobre as Igrejas, mas suas resoluções devem ser entendidas como sugestões ou apelos.

Por isso, subscrevemos a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira. Aqui está um resumo do que cremos:

I - As Escrituras Sagradas:

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. Foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo, por isso, Deus é seu verdadeiro autor. Tem o objetivo de revelar os propósitos do Senhor, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus. Seu conteúdo é a verdade, sem mistura ou erro. É um perfeito tesouro de instrução divina.

II - Deus:

Cremos num único Deus Vivo e Verdadeiro. Ele é Eterno, Infinito e Imutável; é Onipotente, Onisciente, e Onipresente; perfeito em Santidade, Justiça, Verdade e Amor. Deus é infinito em santidade e em todas as demais perfeições, por isso, devemos a Ele culto e obediência. Cremos num Deus Trino que coexiste eternamente como Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas, mas sem divisão em sua essência.

III - O homem:

Cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança, e disso provém seu valor e dignidade. Seu corpo foi feito do pó da terra e para lá retornará; Seu espírito procede de Deus e para ele retornará. O Criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada. Ele foi criado para a glória de Deus e seu propósito é amar, conhecer e estar em comunhão com seu Criador, cumprindo Sua vontade.

IV - O pecado:

Cremos que, no princípio, o homem vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus. Mas, cedendo à tentação de Satanás, num ato de desobediência ao seu Criador, o homem caiu no pecado e perdeu essa comunhão. Por causa disso, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados ao mal. Como resultado do pecado e da desobediência, o homem está sujeito à morte e à condenação eterna. Separado de Deus, o homem é absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e assim depende da graça de Deus para ser salvo;

V - Salvação:

Cremos que a salvação é dada por Deus por graça, mediante arrependimento e fé do pecador em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor. O preço da redenção eterna do crente foi pago de uma vez por Jesus Cristo na cruz. A salvação é uma dádiva gratuita que Deus oferece a todos os homens. Não é concedida por causa de qualquer obra praticada pelo homem mas por meio de sua fé em Jesus Cristo. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus.

VI - Reino de Deus e a Igreja:

Cremos que o Reino é o domínio soberano e universal de Deus. A consumação do Reino ocorrerá com a volta de Jesus Cristo, quando o mal será completamente vencido e surgirão novos céus e nova terra para a eterna habitação dos salvos com Deus. A igreja, como extensão desse Reino, é uma congregação local de pessoas convertidas. Essas congregações são constituídas para que os crentes possam prestar culto a Deus, observar as ordenanças de Jesus, meditar nos ensinamentos da Bíblia, gerar edificação mútua a propagação do evangelho. A palavra “Igreja” significa, também, a reunião de todos os salvos de todos os tempos, em unidade espiritual que se expressa pelo amor fraternal.

VII - O Batismo e a Ceia do Senhor:

Cremos que o Batismo e a Ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo. O Batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador. Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em Cristo e deve ser ministrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A Ceia do Senhor é uma cerimônia da Igreja reunida que proclama a morte do Senhor Jesus Cristo até que Ele venha, sendo simbolizada por meio do pão e do vinho que representam Seu corpo e sangue dado por nós. Sua celebração exige o batismo bíblico e um cuidadoso exame íntimo dos participantes.

VIII - Ministério da Palavra:

Cremos que todos os crentes foram chamados por Deus para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e Seu Reino, conforme receberam talentos e dons do Espírito Santo. Porém, Deus escolhe, chama e separa certos homens de maneira especial para o serviço do ministério da Sua Palavra. O pregador da Palavra é um porta-voz de Deus entre os homens que tem a missão de proclamar as Boas Novas aos perdidos e apascentar os salvos.

IX - Mordomia Cristã e Dia do Senhor:

Cremos que a mordomia cristã é a doutrina bíblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas. Todas as bênçãos físicas e espirituais vêm de Deus e o cristão é mordomo ou administrador de tudo o que Deus lhe dá em sua sabedoria. As Escrituras ensinam que os crentes devem trazer à Igreja sua contribuição proporcional com alegria e liberdade, para o sustento do ministério, das obras de evangelização, beneficência e outras. Cremos que o domingo é o Dia do Senhor, e faz parte da mordomia o crisão administrar seu tempo para que seja um dia de repouso e preparação para o descanso que nos aguarda, por meio da frequência nos cultos e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e à igreja. No Novo Testamento, o dia do Senhor passou a ser o primeiro dia da semana, porque Jesus ressuscitou nesse dia.

X - Evangelização, Missões e Educação Religiosa:

Cremos que a missão principal do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando a reconciliação do homem com Deus. É dever de todo discípulo de Jesus Cristo, em todas as Igrejas, proclamar a realidade do Evangelho, procurando fazer novos discípulos em todas as nações, batizá-los e ensiná-los a observar tudo o que Jesus ordenou. A Palavra de Deus é o conteúdo essencial e fundamental nesse processo de aprendizagem cristã. As igrejas devem cuidar do ensino adequado dos crentes, visando sua formação e desenvolvimento espiritual e moral, motivando e capacitando-os para o serviço cristão e o desempenho de suas tarefas no cumprimento da missão da Igreja no mundo.

XI - Liberdade Religiosa e Ordem Social:

Cremos que somente Deus é o Senhor da consciência. A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do homem, por isso, não deve sofrer repressão de qualquer poder humano. A Igreja e o Estado devem estar separados por serem diferentes em sua natureza, objetivos e funções. É dever do Estado garantir a liberdade religiosa, sem favorecimento a qualquer grupo ou credo, e é dever dos crentes orar pelas autoridades, respeitar e obedecer às leis e os poderes constituídos, exceto naquilo que se oponha à vontade e à Lei de Deus, e se empenhar com esforço para o bem da sociedade em que vive.

XII - Família:

Cremos que a família foi criada por Deus para o bem do homem, e é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro. O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação e ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões.

XIII - Morte e Ressurreição de Justos e Ímpios:

Cremos que, por causa do pecado, a morte atinge a todos os homens. Cremos na continuidade da consciência após a morte, bem como a necessidade de todos os homens aceitarem a graça de Deus em Cristo enquanto estão neste mundo. Pela fé nos méritos do sacrifício de Cristo na cruz, a morte do cristão o transporta para um estado de completa e constante felicidade na presença de Deus; os incrédulos entram, a partir da morte, em um estado de separação definitiva de Deus. Os que morreram em Cristo serão ressuscitados, arrebatados e se unirão ao Senhor; os mortos sem Cristo serão ressuscitados para condenação eterna. Todos os homens comparecerão diante do tribunal de Jesus Cristo para serem julgados. Os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu como o Senhor.

plugins premium WordPress

Projetos Sociais