Nossa História

O Início

A Igreja Batista Metropolitana (IBAM) é fruto da visão missionária do pastor Jackson Day e sua esposa Doris, missionários norte-americanos atuantes da Igreja Batista da Pituba (IBP). Ao lado do Pr. Josué Mello Salgado, no ano de 1985, eles decidiram plantar uma pequena congregação na Av. Paralela, na altura do bairro do Imbuí. Inicialmente, os encontros aconteciam na casa de alguns irmãos, mas, posteriormente, foi alugado o espaço em um colégio perto do atual templo da igreja, onde as reuniões continuaram acontecendo por quase três anos.

A Fundação

Com a saída dos missionários plantadores, a missão de pastorear e dar prosseguimento à essa congregação, de cerca de 60 membros, seguiu com o Pr. Josué e sua esposa Débora, um dos titulares da IBP. No dia 13 de maio de 1989, foi autenticada a fundação da IBAM, que começou a funcionar na primeira capela de madeira, já montada onde hoje estamos. Com isso, foi iniciado um plano de evangelização do bairro, no qual irmãos da igreja iam de casa em casa anunciando o Evangelho, marcando o início do seu crescimento e definição do seu propósito: alcançar toda a região metropolitana da cidade de Salvador – daí vem a origem do nome da igreja. O Pr. Josué permaneceu à frente da IBAM por cerca de três anos, até sair em 1992.

Preparação

Com a saída do Pr. Josué, foi convidado para assumir a igreja o Pr. Esmael Oliveira, que esteve conosco por um período curto, de menos de dois anos. E em 1995, o Pr. João Batista e sua esposa Josimeire assumiram o cuidado da igreja. Foi um ministério frutífero em cerca de quatro anos, durante o qual a igreja cresceu e necessitou de um novo espaço. Logo, aos fundos da capela, foi construído um prédio que comportava as reuniões e as estruturas de ensino da igreja. O Pr. João Batista e sua esposa permaneceram até 1999, quando, sentindo a convocação do Senhor, partiram para novos desafios.

Crescimento

No dia 1º de abril de 2000, o Pr. Abraão da Silva – junto à sua esposa, Cléo Mol – foi recebido como novo pastor da Igreja Batista Metropolitana, que, até então, tinha pouco mais de 200 irmãos, entre membros e congregados. Devido ao crescimento constante, cujo antigo prédio não comportava mais o número de membros, em dezembro de 2000 foi lançada a pedra fundamental do novo templo que viria a ser construído. Junto com ela, o Pr. Abraão guardou e enterrou, numa cápsula, uma declaração escrita afirmando que não havia dinheiro para a construção. Ou seja: logo no início, a obra se deu pela fé e pela confiança na providência de Deus! Ao longo dos anos, a construção foi finalizada e ampliada, e hoje, ainda em considerável crescimento, a IBAM conta com cerca de 5.000 membros, além de visitantes e congregados que são alcançados pelo Evangelho. Nesse tempo, foram desenvolvidos também os braços sociais da nossa igreja: A Associação Beneficente Metropolitana (ABM) e a Missão Pescadores, que abençoam inúmeras crianças e adolescentes em Salvador e outras regiões do estado da Bahia. As iniciativas sociais estão alinhadas à nossa visão missionária de levar a Igreja a expandir-se, através da pregação do Evangelho, em lugares onde ele não está sendo anunciado.

Somos muito gratos ao Senhor pelas bênçãos derramadas todos esses anos à nossa igreja, e confiamos que Ele ainda há de fazer muito mais. Glória a Deus!

Documentário: IBAM 30 Anos

Play Video
plugins premium WordPress

Projetos Sociais