Simões Filho

Igreja Batista Metropolitana – Extensão Simões Filho

 

O PROJETO REINTEGRAR

 

O Projeto Reintegrar tem o intuito de, através da efetiva participação dos presos e suas famílias, instruir, capacitar e preparar o indivíduo para o mercado de trabalho. Está presente na missão do Reintegrar a inserção do preso como agente de transformação, contribuindo para a elaboração de uma sociedade fundada em valores de justiça, equidade e solidariedade.

 

COMO COMEÇOU

 

Assim que recebemos o terreno doado, o Ministério de Evangelismo da IBAM, através da Missionária Jesse Jane iniciou uma estratégia denominada Banquete de Mateus, quando uma vez por mês, convidávamos as pessoas da comunidade, nos reuníamos para pregar a Palavra e, logo após o culto, almoçávamos juntos num grande junta-panelas.

 

Percebemos que havia muitas crianças que vinham participar conosco, mas como não tínhamos um espaço onde desenvolver as atividades, para não perdermos a oportunidade, decidimos implantar  uma classe infantil  na varanda de um dos moradores, o Sr. Gerson,  que nos cedeu sua casa para os cultos com as crianças.

 

Em março de 2006, levantamos o primeiro barracão, usando madeiras doadas pela IBAM, com a finalidade de realizar alguns cultos semanais. Começamos a evangelizar as crianças, jovens, adultos e idosos daquele lugar. Deus foi nos mostrando os desafios do bairro Cristo Rei, que são enormes, confirmando a importância do Projeto e também das atividades implementadas, que tem contribuído para que haja uma mudança genuína naquele local, somente possível com a pregação da Palavra de Deus. Foi com esse objetivo que, desde o início, começamos a construir a história do Projeto Reintegrar, com a visão de implantar uma  futura congregação.

 

O CRESCIMENTO

 

Aos poucos, o trabalho foi dando resultado e pessoas começaram a conhecer o Senhor. A partir daí, os primeiros frutos começaram a aparecer, tivemos as primeiras conversões não só de adultos, mas também de crianças e temos visto Deus operar naquelas famílias.

 

Fomos avançando em nossa estrutura, do barracão construímos um templo e depois uma casa para as famílias de presidiários morarem. Levantamos as salas, os banheiros, e iniciamos a construção da padaria e da cozinha com o apoio e recursos financeiros doados por irmãos de diversas igrejas.

 

Temos o sonho de utilizar nossa estrutura para dar cursos para a comunidade. A cozinha e a padaria podem ser utilizadas não só para o ensino, mas também para a própria subsistência do Projeto.

 

Nossa estrutura tem facilitado o trabalho com as crianças e com os adultos do bairro, pois já podemos fazer programações, cultos, festas, comemorações em datas especiais com o mínimo de conforto. Nossas salas de aulas, mesmo inacabadas, já são utilizadas nas nossas classes dominicais e a casa tem sido usada como local para receber visitantes, para nosso funcionário morar e também para apoiar a equipe em suas ações no Projeto.

 

A Semeadura começou e, hoje, como resposta de nossa oração, temos o apoio da IBAM, assumindo a congregação como filha. Louvamos a Deus por isso.

 

PROGRAMAÇÃO

 

O Projeto tem realizado, todos os domingos pela manhã, através do departamento Reintegrar Kids, sob a coordenação da irmã Cátia, a Escola Bíblica Infantil, que hoje conta com a participação de 30 a 50 crianças e adolescentes da comunidade.

 

Ainda contamos com a visita e participação dos Pequenos Grupos da IBAM (Grupo familiar, Grupo de amigos e Redes), que nos visitam aos domingos todos os meses, fazendo uma programação toda especial, que é conduzida pelo grupo visitante.

Esses grupos, além de trabalharem com as crianças, fazem cultos nos lares, evangelismo nas ruas e também levam palestrantes para tratar de assuntos pertinentes à realidade das mães do bairro.

 

Deus tem nos abençoado e hoje temos um obreiro da IBAM, o irmão Valmir, que fará um estágio na Congregação IBAM Extensão Simões Filho, implantando essa nova igreja naquela localidade.

 

A CONGREGAÇÃO

 

O Projeto Reintegrar está muito feliz em receber, em suas dependências, a Congregação IBAM, sabendo que Deus irá operar de forma extraordinária na filha mais nova da IBAM.

 

A estrutura da Congregação é composta por um templo/salão, banheiros, duas salas para atividades, área verde, além de contar com a casa/sede do Projeto Reintegrar como apoio para suas atividades.

 

A REALIDADE

 

A comunidade de Cristo Rei, um dos bairros mais perigosos de Simões Filho, cidade considerada mais violenta do país, vai ser extremamente beneficiada com a presença de uma igreja que pregue o verdadeiro evangelho, num local assolado por todas as formas de armadilha do inimigo.

 

NOSSO PAPEL

 

O papel da nova Congregação é tratar dessas vidas, trazendo esperança, amor, alegria, pregando a Palavra de Cristo, conhecendo as famílias, acompanhando, orientando, ajudando no que é possível.

 

Não é mais uma igreja no bairro, é uma igreja que quer fazer a diferença, que vai adentrar as casas, invadir os lares, sacudindo as amarras do inferno, buscando a mudança, fazendo com que haja a liberdade de Cristo nesse bairro tão sofrido.

 

O irmão Valmir e a Irmã Telma, um casal de líderes da IBAM, aceitaram este desafio, que é pastorear esse campo missionário tão difícil, acolhendo as almas perdidas, necessitadas, desesperadas por ouvir mais de Deus. Este casal abençoado vai guerrear nas trincheiras, iniciando o trabalho regular de cultos dominicais não só para as crianças, mas para a família, além dos cultos de oração e estudo e plantões semanais para atender as pessoas que buscarem ajuda, além dos cultos nos lares.

 

Todas as atividades da Congregação terão o suporte e o apoio do Projeto Reintegrar, essa parceria está garantida. O Reintegrar se compromete a cumprir o seu papel social e a Congregação o seu papel religioso.

 

ENDEREÇO

 

A Congregação está situada na cidade de Simões Filho, no bairro de Cristo Rei, Rua Bela Vista, Nº 72, CEP: 43700-000.

 

HORÁRIOS

 

Cultos Dominicais – Manhã: Das 9h às 11h30/ Tarde: Das 15h às 16h30.

Culto de Oração e Ensino: Terça- Feira: Manhã: Das 10h às 11h30/ Tarde: Das 15h às 16h30.

Plantões semanais: Quinta-Feira: Manhã: Das 10h às 11h30/ Tarde: Das 13h às 16h30.